Adecoagro recebe o Selo Social ''Empresa Amiga da Mulher'' do governo do MS

Com três projetos inscritos, companhia teve sua atuação reconhecida com a certificação estadual que atesta iniciativas de valorização da mulher

Da Redação


No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o governo do Mato Grosso do Sul concedeu às empresas públicas e privadas do Estado, que desenvolvem práticas inovadoras e programas educativos de promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho, o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”. Uma das companhias reconhecidas no anúncio dos ganhadores foi a Adecoagro, presente no Vale do Ivinhema com duas usinas, e que em dezembro passado havia inscrito três projetos na primeira edição da iniciativa, que será anual e coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres.

A Adecoagro recebeu o selo em razão do Multi Programa de Inclusão Adecoagro – Pilar Equidade do Gênero; do Pra Você! Programa de Qualidade de Vida; e do Programa Proteger, todos eles inscritos com apresentação de documentos, fotos, vídeos, materiais impressos e outras comprovações. O Multi Programa de Inclusão, criado em 2014, visa principalmente promover um ambiente de trabalho inclusivo e livre de qualquer forma de preconceito e discriminação. Entre os cinco pilares, o de Equidade de Gênero tem como um dos objetivos ampliar o número de mulheres nas operações através de ações que promovam igualdade de oportunidades, respeito, proteção de violências e empoderamento das mulheres. Vale registrar também que em 2019 a Companhia assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres.

Em 2013, a Adecoagro criou o Pra Você! Programa de Qualidade de Vida que implantou na cultura da empresa o cuidado com a qualidade de vida dos colaboradores, colaboradoras e suas famílias. O projeto faz parte do sistema de valores da organização de forma que suas ações promovam bem-estar pessoal e organizacional integrado à produtividade saudável. Dentro dele, algumas ações focam as mulheres como “Programa de Atendimento ao Colaborador e Colaboradora”, para demandas confidenciais; o Gestante Saudável, voltado para um Pré-Natal correto; o Março Lilás e o Outubro Rosa, entre outras.

Já o Programa Proteger, lançado também em 2013 pela Adecoagro, luta pelo fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, da violência contra as mulheres e do assédio sexual ou moral na empresa e nas comunidades. Todos os anos a Companhia realiza capacitações de colaboradores e campanhas de conscientização para toda a sociedade sobre a gravidade destes crimes, divulgando os principais canais de denúncias. O programa é um catalisador e propulsor das ações de prevenção e combate a quaisquer formas de violação implementando ações internas de caráter socioeducativo e preventivo junto aos colaboradores, às famílias de colaboradores, aos Educadores e à Rede de atendimento, em parceria com as Prefeituras Municipais de Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.

“Estamos muito satisfeitos de receber esse reconhecimento pela sua representatividade e importância no Mato Grosso do Sul e por reconhecer os esforços da Adecoagro para valorizar as mulheres não só no ambiente do trabalho, mas também em casa, na comunidade e no mercado”, finaliza Franciene Cristina da Silva Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Adecoagro.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!